terça-feira, 3 de agosto de 2010

A arte do Patchwork

Trabalho com retalho. Esta é a tradução literal da palavra patchwork. Mas é muito mais do que isso. Podemos dizer que patchwork é a arte de criar objetos com a técnica da costura de tecidos.

Podemos fazer almofadas, colchas, mantas de sofá, painéis de parede, roupas, brinquedos, acessórios e pequenas utilidades para o lar. Podemos usar tecidos lisos, estampados, xadrez, listrados, florais, poás ou o que a imaginação desejar. Basta saber combinar formas, cores e algumas técnicas básicas.

E este é o motivo pelo qual o patchwork vem crescendo tanto no Brasil: criatividade e diversão. Sim, o patchwork também pode ser uma ótima terapia onde podemos nos distrair e relaxar.

Hoje existem diversos ateliês e lojas de produtos especializados em tecidos, acessórios e ferramentas que visam facilitar o trabalho. Já temos revistas especializadas, feiras, exposições, encontros e diversos cursos na área. Até mesmo algumas indústrias têxteis começaram a desenvolver tecidos especiais para o patchwork.

Com algumas noções básicas e muita prática, podemos produzir peças sensacionais. O resultado final do trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas, que são: o tampo (quando os retalhos estão costurados entre si), o enchimento (material usado para dar volume ao trabalho) e o forro (tecido usado para dar um melhor acabamento). Conseguir uma harmonia entre formas e tons de cores é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork.

Ficou interessada? Em Arujá você encontra cursos, presentes, tecidos, objetos de decoração e acessórios na Quitanda de Pano, uma loja/ateliê especializada em patchwork. Prepare a sua máquina de costura, alguns retalhos de tecido e mãos à obra.

Megui Mioko Zanelli

Pessoal, confira na revista Destaque do mês de Agosto a matéria completa!

Estamos vibrando muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário